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Comparação dos Métodos de Lubrificação
Tabela 4 Vantagens Desvantagens
Método
Graxa • Baixo Custo. • Difícil verificação da deterioração da graxa.
• Baixa Manutenção. • Pode ocorrer penetração de impurezas.
Névoa
• Uma vez que há sempre óleo novo não há risco de desgaste • Alta contaminação do ambiente.
por deterioração do óleo.
• A quantidade de óleo varia com a variação da viscosidade
• Difícil penetração de sujeira e fluido de corte. e temperatura do mesmo, dificuldade de controle de fluxo
em baixos volumes.
• Difícil monitoramento da real lubrificação do rolamento.
Jato de Óleo • Uma vez que o fluxo de óleo é alto, não há penetração de • Alto atrito operacional.
sujeira e fluido de corte. • Difícil controle de vazamentos.
• Impróprio para eixos verticais.
• A temperatura do rolamento pode ser controlada através da • Custo elevado.
temperatura do óleo.
Óleo-Ar • Excelente controle do volume de óleo (baixa quantidades). • Custo elevado.
• Difícil monitoramento da real lubrificação do rolamento.
• Baixa geração de calor.
• Temperatura do rolamento pode ser controlada pelo fluxo
de ar.
• Uma vez que há sempre óleo novo não risco de desgaste
por deterioração do óleo.
• Difícil penetração de sujeira e fluido de corte devido a alta
pressão interna.
• Baixa contaminação do ambiente.
Quantidade de Graxa Recomendada para Rolamentos de Alto
Desempenho (cm3/carreira)
Tabela 5
Rolamento de contato angular: 15% do espaço interno Rolamento de rolos cilíndricos: 10% do espaço interno
Número do Diâmetro do BNR19, BGR10 BGR02 BNR10, NN49 NN39 NN30 N10
BGR19, 70xx 72xx BAR10
Furo Furo (mm) BTR10 _ _ 1,0 0,7
79xx 1,2 2,1 _ _ 1,3 1,0
08 40 1,5 2,6 0,92 _ _ 1,4 1,1
09 45 0,75 1,6 3,0 1,2 _ _ 2,0 1,5
10 50 0,83 2,4 3,9 1,2 _ _ 2,1 1,6
11 55 0,91 2,6 4,8 1,7 _ _ 2,2 1,6
12 60 1,1 2,6 5,7 1,8 _ _ 3,2 2,4
13 65 1,2 3,6 6,5 1,9 _ _ 3,5 2,5
14 70 1,3 3,6 7,0 2,8 _ _ 4,7 3,5
15 75 2,1 5,1 8,7 2,9 _ _ 4,9 3,7
16 80 2,3 5,3 11,0 3,8 _ _ 6,5 4,5
17 85 2,4 6,6 13,0 4,0 _ _ 6,6 4,7
18 90 3,5 6,8 16,0 5,5 6,8 4,9
19 95 3,6 7,2 19,0 5,7 5,4 4,5 9,3 5,9
20 100 3,6 9,0 23,0 6,1 5,6 4,6 11,0 7,5
21 105 4,9 12,0 27,0 7,6 5,7 4,8 12,5 8,1
22 110 5,1 12,0 31,0 9,1 8,4 6,5 18,0 12,4
24 120 5,2 18,0 34,0 9,8 11,0 8,5 20,0 12,9
26 130 7,9 20,0 42,0 15,0 12,0 9,3 23,0 _
28 140 9,0 25,0 53,0 17,0 24,0 14,0 29,0 _
30 150 9,9 34,0 _ 22,0 20,0 15,0
32 160 14,0 26,0
16,0
Nunca opere os rolamentos em velocidade máxima após a instalação. Sempre é necessário amaciar a graxa, verifique os procedimentos de amaciamento ou consulte a NSK.
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