MENU Buscar NSK - Motion & Control

Order Files

Por que alinhamento da correia é importante

O correto alinhamento de sistemas de acionamento por correia é de extrema importância em ambientes nos quais o desempenho da máquina e o custo de manutenção são elementos-chave para a operação. O desalinhamento das polias pode resultar em forças desnecessárias aplicadas ao equipamento, contribuindo para o desgaste e aumento de vibração, causando a falha prematura do rolamento e maiores custos de manutenção.

LAB-Set - A solução NSK para todas as necessidades de alinhamento

Com o LAB-Set, você nunca terá dúvida se o seu equipamento acionado por correia está alinhado ou não. Utilizando-se dos canais em V da polia como referência, você irá alcançar o alinhamento preciso, reduzindo desgaste da correia, do rolamento e vibrações.

A solução LAB-Set da NSK para alinhamento a laser contém dois transmissores de fio laser, tornando o alinhamento muito mais preciso do que equipamentos de transmissores de fio laser único. Cada conjunto é equipado com guias magnéticas que encaixam nos canais da polia. Isso proporciona uma grande facilidade de montagem das unidades de laser nas polias.

O processo de alinhamento é tão fácil quanto a montagem. Apenas ligue os lasers e olhe para a unidade instalada no lado oposto. O laser se apresenta como uma linha na marcação do equipamento, conforme a ilustração ao lado. Se necessário, ajuste o posicionamento da máquina até que o laser esteja alinhado à marca de centro. Isso é feito para ambas unidades e garante o alinhamento preciso para distâncias de até 6 m.

Quais são os benefícios de um alinhamento preciso para você?

  • Aumento de vida útil do rolamento
  • Aumento do tempo de operação da máquina, vida útil e produtividade
  • Redução do desgaste das polias e correias
  • Tempo de manutenção não planejado reduzido
  • Redução no custo de peças de reposição
  • Redução de atrito e por consequência do consumo de energia
  • Redução de vibração e ruído