MENU Buscar NSK - Motion & Control

Order Files

Evento destacou novamente a redução de custos aos clientes; resultados de cost savings em 2015 confirmam o sucesso da iniciativa implementada no Brasil

 
São Paulo, 30 de junho de 2015 - A NSK organizou o 2º Encontro de Distribuidores NSK Inverno 2015 nos dias 18 e 19 de junho, na sede do BTC – Brazilian Technology Center, localizado dentro de sua fábrica de Suzano, em São Paulo. O evento teve como objetivo demonstrar as oportunidades que o AIP – Programa de Gerenciamento de Ativos da companhia pode trazer em termos de aumento de vendas, demonstração de valor da marca e economia de custos aos clientes, bem como treinar os participantes em importantes disciplinas como metrologia e produtos especiais NSK.
A iniciativa da empresa é considerada um sucesso mundial. Apenas no Brasil, de 2012 - data do início do programa – até hoje, mais de 130 projetos foram implementados e aprovados formalmente pelos clientes. Utilizando essa metodologia, empresas de diversos setores obtiveram mais de R$ 6 milhões em projetos de redução de custos. 
Agora, o AIP se consolidou com inegável sucesso. Em 2015 é esperado um resultado de quase R$ 9 milhões. De acordo com Ricardo Oliveira, supervisor de engenharia de aplicação da NSK, a empresa sempre trabalhou com a redução de custos aos clientes, mas faltava uma ferramenta para padronizar essa ação. 
“O AIP contempla diversas atividades técnicas que, quando implementadas corretamente, aumentam o desempenho do rolamento aplicado e, consequentemente, faz com que a máquina do cliente tenha mais produtividade”, define Oliveira. “É importante ressaltar que todos os resultados dos projetos AIP são validados pelo cliente. Sem a confirmação da redução de custos por parte deles, todo o trabalho seria invalidado”, completa. 
Segundo ele, fábricas de celulose e papel, seguidas pelas petroquímicas, mineração e sucroenergéticas são as que mais economizaram em rolamentos com os princípios do AIP, que analisa e instrui sobre a melhor forma de utilização e aplicação, manuseio e armazenamento, entre outros detalhes técnicos.
O evento ainda teve as participações de Anthony Martell, vice-presidente da NSK Américas e responsável pelo Programa AIP globalmente.  Ele apresentou aos participantes as vantagens de se utilizar o AIP ressaltando a importância de se apresentar ao cliente projetos de redução de custo em manutenção e aumento da performance do equipamento. Outra importante participação foi a do Engenheiro Robson Consolatto, gerente de produtos da Voith. Ele fez uma interessante explanação de uma máquina para fabricar papel, importante mercado atendido pela NSK.
A apresentação de Anderson Ferreira, especialista do Centro Tecnológico Brasileiro (BTC), foi focada em metrologia, disciplina necessária à formação do Distribuidor AIP, pois o BTC é um dos mais importantes pilares do AIP pela sua capacidade de análise de peças que falharam em campo e pela grande oportunidade de apresentar projetos de melhorias para o cliente. 
 
Para mais informações para imprensa, favor entrar em contato com:
Cristiane Pinheiro – [email protected]
Case Comunicação Integrada
Tes.: (11) 9 9857-3111 / 9 9992-9436 / 2476-7237