MENU Buscar NSK - Motion & Control

Order Files

 

 
Alunos de 68 instituições de ensino superior de 19 Estados e Distrito Federal participam da competição, de 31 de março a 3 de abril, com regras de segurança ainda mais rigorosas a partir deste ano
 
São Paulo, 31 de março de 2016 –  A NSK do Brasil patrocina a 22ª Competição Baja SAE Brasil-Petrobras, que acontece de 31 de março a 3 de abril, em uma área ao lado da Fatec São José dos Campos-SP (av. Cesare Monsueto Giulio Lattes, s/n, bairro Eugenio de Melo). Este ano o evento traz mudanças no regulamento.
 
As principais alterações são relacionadas à segurança da prova e passam a valer a partir desta edição. Entre elas, o abastecimento dos carros, que agora deve ser feito antes da inspeção de segurança, além de novas regras para o sistema elétrico do veículo e controle de configuração do motor. O espaço destinado ao abastecimento também muda com a obrigatoriedade do uso de contêineres para o combustível, sistema de reabastecimento, funil e extintor, reforçando a segurança e organização do local.
 
“Consideramos muito importante estarmos nesse evento, porque é um dos maiores que reúne os futuros engenheiros do Brasil que já terão acesso ao mundo dos rolamentos, além é claro de estarmos presentes institucionalmente”, afirma Luiz Granjo, gerente de Marketing e Planejamento Estratégico. 
 
São 74 as equipes inscritas, de 68 instituições de ensino superior e 1.460 estudantes de engenharia das cinco regiões brasileiras, que, assistidos por professores das universidades, desenvolveram e construíram projetos inovadores de carros para a 22ª Competição Baja SAE BRASIL PETROBRAS. Além dos protótipos, as equipes são responsáveis pela administração e viabilização econômica do projeto.
 
O Sudeste lidera em número de equipes, com 44 das 74 inscritas na competição (23 são do Estado de São Paulo, 10 de Minas Gerais, oito do Rio de Janeiro e três do Espírito Santo), seguido pelo Nordeste, com 13 equipes inscritas (quatro da Paraíba, três de Pernambuco, duas do Rio Grande do Norte e uma para os Estados de Alagoas, Bahia, Maranhão e Piauí).
 
A região Sul inscreveu 11 equipes (seis do Rio Grande do Sul, três do Paraná e duas de Santa Catarina), e as regiões Centro-Oeste (Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com uma equipe cada um) e Norte (Amazonas uma e Pará duas) serão representadas por três equipes cada.
 
As três escolas que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas poderão representar o Brasil na competição Baja SAE Rochester, que será realizada, de 9 a 12 de junho, em Rochester (New York-EUA).
 
“As competições estudantis da SAE BRASIL são desenvolvidas para motivar os jovens aspirantes à carreira de engenharia, desafiando-os a gerir projetos em todos os seus aspectos, da gestão administrativo-financeira à inovação”, analisa Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.
 
 
Carros – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.
 
 
 
22ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS
 
Quando: de 31 de março a 03 de abril de 2016
 
Onde: av. Cesare Monsueto Giulio Lattes, s/n, bairro Eugenio de Melo, São José dos Campos, ao lado da Fatec.
 
 
PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR
 
Dia 31 de março (quinta-feira) 8h30 às 9h30 – Briefing da competição. 12h30 às 19h – Abastecimento, inspeções técnicas, re-check das inspeções técnicas e verificações de motor, conforto e freios.
 
 
Dia 1º de abril (sexta-feira) – 9h às 19h e verificações de motor, conforto e freios.
 
 
– Abastecimento, inspeções técnicas, re-check das inspeções técnicas 9h30 às 19h – Primeira fase de apresentação de projetos.
 
 
Dia 02 de abril (sábado) – 9h às 11h – Primeira fase de apresentação de projetos. 11h30 às 16h – Provas dinâmicas (capacidade de tração, aceleração e velocidade máxima, e “suspension and traction”) e repescagem de segurança. 11h30 às 17h30 – Repescagem de conforto. 11h30 às 18h30 – Repescagem de freios. 16h20 às 19h – Finais de apresentação de projetos. 19h – Briefing com pilotos.
 
Dia 03 de abril (domingo) – 9h15 – Formação do grid de largada. 10h às 14h – Enduro de resistência. 15h – Encerramento.
 
 
 
Sobre a NSK - A NSK é uma das líderes mundiais na fabricação de rolamentos. Presente no Brasil desde a década de 1970, a fábrica NSK produz rolamentos fixos de uma carreira de esferas e rolamentos automotivos. A unidade fabril de Suzano-SP tem capacidade para produzir 4 milhões de rolamentos por mês. Para atender todas as exigências de qualidade dos mercados industrial e automotivo, a NSK Brasil detém as certificações ISO 9001, ISO/TS 16949 e ISO 14001. Para mais informações, visite o site da empresa em www.nsk.com.br
 
 
Para mais informações contatar:
NSK do Brasil
Cristiane Pinheiro – [email protected]
Case Comunicação Integrada
Tels.: (11) 9 9857-3111 / 9 9992-9436 / 2476-7237